Comunidade N. Sra. Aparecida

COMUNIDADE APARECIDA1Surgiu e fortaleceu-se nos arredores do Jardim Três Marias, em São Bernardo do Campo, no Grande ABC. Incentivadas pelo Pe. Adenízio, as Santas Missões mobilizaram toda a Paróquia ao longo do ano de 2002. Sob o tema “Unidos em Cristo, com Maria, para viver e crescer em comunidade”, o objetivo das Missões era reavivar a fé dos paroquianos, realizar o projeto de “Ser Igreja no Novo Milênio”, e preparar nossa Paróquia para viver em comunidade. resultado concreto desta iniciativa foi o surgimento da Comunidade Nossa Senhora Aparecida, que segue viva e em vias de conseguir um terreno para a construção de sua própria Capela. No intuito dar apoio nesta jornada das Santas Missões, a Paróquia contou com a chegada dos missionários redentoristas de Aparecida do Norte – daí o nome escolhido para a comunidade. Em fevereiro de 2002, a Irmã Aparecida iniciou a coordenação de um trabalho que consistia em motivar e despertar o povo para a prática da religião de forma mais efetiva. Com a finalidade de melhor conhecer a população local, as três comunidades foram divididas em setores. Assim, a Comunidade Nossa Senhora Aparecida foi subdividida em nove setores, cada um abrangendo cerca de três ou quatro quarteirões. Coube, aos coordenadores de cada área, realizar uma pesquisa de casa em casa, coletando informações sobre a vida religiosa das famílias. Nesta época, o Pe. Adenízio começou a celebrar missas semanais na Comunidade Nossa Senhora Aparecida. Por seu turno, os moradores promoviam reuniões e encontros para rezar o terço nas respectivas residências. Mas, foi no período de 16 a 26 de maio, que as Santas Missões concentraram seus esforços, com a vinda de seis padres redentoristas na Paróquia, que se conseguiu a realização de procissões, missas para a terceira idade e para as crianças, além da promoção de encontros de mulheres e outras atividades que uniu todos os membros da Comunidade. Hospedados pela população da Comunidade Nossa Senhora Aparecida, os Padres Redentoristas, Pereira e Lauro, visitaram grande número de residências, levando-lhes a Palavra de Deus e plantando a semente da nova Comunidade entre os moradores da região. Desde o início do ano de 2004, com a chegada do Pe. Augusto César à Paróquia, a Comunidade Nossa Senhora Aparecida recebeu novo impulso. Com seu incentivo, motivação e determinação, a Comunidade prosseguiu, realizando missas mensalmente nas casas, organizando bingos beneficentes e congregando seus fiéis habitantes. E a participação pessoal se mantém: contribuem todos com sua colaboração pessoal, participam dos eventos, ou tomam iniciativas importantes, exercendo o papel de catequistas e ministros na vida paroquial. Pe. Augusto, auxiliado por toda a Comunidade, por meio da Associação Beneficente Nossa Senhora de Fátima, sentiu a necessidade de reivindicar junto à Prefeitura Municipal, a permissão de uso de uma área, localizada no Jardim Três Marias. Essa iniciativa demandou muito trabalho, acertos e desajustes e muita espera burocrática. Nessa empreitada, a Entidade contou com o apoio do Secretário de Planejamento do Município, sr. Minami, cujo esforço e dedicação foram decisivos para o sucesso da reivindicação. Enfim, foi concedida à Associação Beneficente, a permissão de uso do terreno, através do Decreto nº. 16.620, de 4 de setembro de 2008. Com a concessão de posse do terreno, deu-se início à elaboração de Projeto Arquitetônico para a construção da Capela. Uma vez concluído, o projeto foi encaminhado à Prefeitura, para liberação do Alvará de Construção que saiu no final de 2011. Em fevereiro de 2012 tiveram início as obras. Toda a Comunidade se envolveu para que o sonho se tornasse realidade. Aos poucos, os recursos foram entrando através de doações, bingos e bazares, com isso foi possível levantar as paredes da Capela. Com a finalidade de continuar angariando mais recursos financeiros, foi lançado, em agosto de 2012, a Campanha do Cimento que alavancou a construção e possibilitou a consecução da cobertura da Capela em estrutura metálica. Essa etapa foi concluída às vésperas do dia 12 de outubro de 2012. A Missa da Padroeira foi celebrada já dentro do novo espaço. SONY DSCEm 2013 a obra continuou em ritmo mais lento, porém não ficou parada. Atendendo ao desejo da Comunidade, em 2014, iniciou-se a reza do Terço, todas as segundas-feiras, a partir das 20h. Tem lugar uma celebração toda a última quarta-feira do mês, com boa participação dos fiéis. A Missa, nas residências, continua sendo celebrada, sempre na 2ª quarta-feira, de cada mês. Por outro lado, tem lugar também um bazar de roupas usadas, às terças-feiras, das 14h às 17hs, e o “Grupo Mãos Unidas” desenvolve seus trabalhos às quartas-feiras das 14h às 17h. Finalmente, quanto à obra, está em fase de acabamento. Oportunamente será possível a Celebração da Missa Dominical.