Notícias da paróquia › 28/03/2017

Nossa Paróquia celebra a Semana Santa

De 9 a 16 de abril, nossas três comunidades celebrarão a Semana Santa. A programação começa no Domingo de Ramos, passando pelo Tríduo Pascal e culminando com o Domingo de Páscoa, com a finalidade de recordar a Paixão e a Ressurreição de Cristo, desde a sua entrada messiânica em Jerusalém (cf. NALC, R. 31). Conheça aqui o significado por trás dos dias desta semana tão especial:

Domingo de Ramos – Neste Domingo, aclamamos Jesus como o Messias que vem realizar as promessas dos profetas e instaurar definitivamente o Reino do Deus da vida: justiça para os pobres e marginalizados, participação de todos nos bens e na construção da sociedade; convivência fraterna; paz entre as nações; o diálogo aberto entre as culturas; enfim, a realização plena do sonho de Deus para este mundo e a certeza da vida nova prenunciada para todos na Ressurreição de Jesus. É muito importante a participação na procissão neste dia. Os ramos devem ser conservados como um sinal e testemunho da fé em Cristo e na Sua vitória pascal. Também neste domingo é feita a coleta do gesto concreto da Campanha da Fraternidade, a ser entregue na igreja.

Tríduo Pascal (quinta, sexta e sábado) – O Tríduo Pascal da Paixão e Ressurreição do Senhor começa com a Missa vespertina da Ceia do Senhor, possui o seu centro na Vigília Pascal e encerra-se com as Vésperas do Domingo da Ressurreição (NALC, n. 19).

Missa da Ceia do Senhor (Quinta-feira Santa) – A data nos recorda a Ceia do Senhor, quando Ele prediz sua Paixão e Morte e despede-Se dos apóstolos na última ceia. Neste dia, Jesus instituiu a Eucaristia e o sacerdócio. Na celebração o sacerdote lava os pés de 12 pessoas convidadas, na tradicional cerimônia chamada de Missa do Lava-pés, recordando o gesto de Jesus em lavar os pés de seus discípulos e a dizer: “Amai-vos uns aos outros como Eu vos amei”. Ao final da missa se faz a trasladação do Santíssimo Sacramento e, em seguida, a adoração.

Paixão do Senhor (Sexta-feira Santa) – Neste dia a Igreja recomenda o jejum e a abstinência de carne e acompanha em silêncio os passos de Jesus em seu sofrimento e condenação até sua entrega total com a morte na cruz. Não se celebra Missa ou qualquer sacramento e comungam-se as hóstias consagradas na Quinta-feira Santa. A celebração central deste dia é a das 15h ou 17h30, em que, segundo a tradição, Jesus morreu, e que se divide em quatro partes: liturgia da palavra, oração universal, adoração do Senhor na cruz e comunhão. É dia de total silêncio e reflexão.

Vigília Pascal (Sábado Santo) – Celebramos a Vigília Pascal. A Vida quer a vida e não a morte. A Ressurreição de Jesus é o milagre do começo da vida, vida nova a partir da morte. O círio pascal, aceso com o fogo novo, luz que surge nas trevas, representa Cristo ressuscitado vitorioso sobre a morte e Senhor da história, luz que ilumina o mundo. Na vela, estão gravadas as letras gregas alfa e ômega, que querem dizer “Deus é o princípio e o fim de tudo”.

Domingo da Páscoa do Senhor – Páscoa significa passagem. A Páscoa de Cristo é Sua passagem da morte na cruz para a ressurreição. É Sua vitória plena e definitiva sobre a morte e todos os males. Desse modo, a ressurreição de Jesus mudou totalmente a história da humanidade e de cada ser humano. A Páscoa é o mistério unificador de toda a nossa fé cristã, sendo, assim, a festa principal da Igreja.

PROGRAMAÇÃO DA SEMANA SANTA – 2017

PARÓQUIA NOSSA SENHORA DE FÁTIMA

9/4 – DOMINGO DE RAMOS

10h – Missa com bênção e Procissão dos Ramos.

19h – Missa.

10/4 – SEGUNDA-FEIRA SANTA

15h e 19h30 – Missa e celebração da penitência – confissões.

11/4 – TERÇA-FEIRA SANTA

19h30 – Missa.

19h30 – Missa.

13/4 – QUINTA-FEIRA SANTA

16h e 19h30 – Missa da Ceia do Senhor e Cerimônia do Lava-pés.

14/4 – SEXTA-FEIRA SANTA

15h – Celebração da Paixão e Morte do Senhor.

19h – Procissão do Senhor Morto (trazer vela) – saindo da Paróquia N. Sra. de Fátima e da Comunidade N. Sra. Aparecida.

16/04 – DOMINGO DE PÁSCOA

10 e 19h – Missa.

CAPELA IMACULADA CONCEIÇÃO

9/4 – DOMINGO DE RAMOS

8h – Missa com bênção e Procissão dos Ramos.

11/4 – TERÇA-FEIRA SANTA

19h30 – Celebração da penitência – confissões.

19h30 – Via-Sacra

13/4 – QUINTA-FEIRA SANTA

20h – Missa da Ceia do Senhor e Cerimônia do Lava-pés.

14/4 – SEXTA-FEIRA SANTA

17h30 – Celebração da Paixão e Morte do Senhor.

19h – Procissão do Senhor Morto (trazer vela).

16/4 – DOMINGO DE PÁSCOA

10h – Missa.

CAPELA NOSSA SENHORA APARECIDA E SANTO EXPEDITO

9/4 – DOMINGO DE RAMOS

17h – Missa com bênção e Procissão dos Ramos.

12/4 – QUARTA-FEIRA SANTA

19h30 – Celebração da Penitência – confissões.

13/4 – QUINTA-FEIRA SANTA

19h30 – Missa da Ceia do Senhor e Cerimônia do Lava-pés.

14/4 – SEXTA-FEIRA SANTA

17h30 – Celebração da Paixão e Morte do Senhor.

19h – Procissão do Senhor Morto (trazer vela).

16/4 – DOMINGO DE PÁSCOA

17h – Missa.