Notícias da paróquia › 02/06/2015

Santo Antônio e o Sacramento do Matrimônio atualmente

santo_antonioO dia 13 de junho celebra Santo Antônio, que, dentre outros títulos, recebe a etiqueta de “santo casamenteiro”. Apesar do teor descontraído da legenda, a máxima toca em um preocupante cenário apresentado por casais espalhados pelo mundo inteiro: a banalização do Matrimônio. É importante, por isso, entender e pôr em prática os conhecimentos de que a aliança matrimonial, pela qual o homem e a mulher constituem entre si uma comunhão total de vida, recebe a sua força e vigor da própria Criação e para os cristãos é elevada a uma dignidade ainda mais elevada.

O Matrimônio é constituído pela aliança conjugal, isto é, pelo consentimento irrevogável de ambos os cônjuges que livremente se entregam e se recebem. Esta singular união do homem e da mulher, assim como o bem dos filhos, exige e requer a plena fidelidade dos esposos e a unidade indissolúvel do vínculo matrimonial.

Os que casam em Cristo procuram, em fidelidade à palavra de Deus, celebrar frutuosamente, viver retamente e testemunhar publicamente o mistério da união de Cristo e da Igreja. Esse Matrimônio desejado à luz da fé, preparado, celebrado e assumido na vida cotidiana, “é unido pela Igreja, confirmado pela oblação eucarística, selado pela bênção, anunciado pelos anjos e ratificado pelo Pai, qual jugo de dois fiéis numa única esperança, numa única observância, num mesmo serviço! São irmãos que vivem juntamente, sem qualquer divisão quanto ao espírito ou quanto à carne. Mais: são verdadeiramente dois numa só carne e, onde a carne é única, único é também o espírito”.

Confira a programação paroquial para o dia 13 de junho:
Sábado da Solenidade do Imaculado Coração de Maria, Dia de Santo Antônio

8h: Missa e bênção dos pães na Paróquia Nossa Senhora de Fátima.

17h: Missa e bênção dos pães na Comunidade Nossa Senhora Aparecida e Santo Expedito.

18h: Missa e bênção dos pães na Capela Imaculada Conceição.

19h: Missa e bênção dos pães na Paróquia Nossa Senhora de Fátima.